Estudos Téologicos

 

O que significa ser obreiro?


             obreiro é um servo fiel a Deus, a sua obra e ao anjo da igreja (pastor), ele está apto para servi com amor e gratidão a Deus e ao líder constituído por Deus a sua Igreja, o obreiro entende que o pastoreio não é dado por mérito humano a igreja, mas sabe que é Deus que constitui pastor e presenteia a sua Igreja.

          O obreiro aprovado antes de tudo ama a Deus e sua palavra e ao próximo como a si mesmo amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes (Mc 12.30,31),

o Seu coração está inclinado a Deus e sua obra, sua finalidade é servir os irmãos e o reino de Deus com amor e dedicação, aquele que não “serve” não está apto para ser servido.

Observamos algumas pessoas que não descobriram o que significa ser obreiro na casa do Senhor, ele que ser servido, mas nunca quer servir, não descobriu o chamado no que diz respeito à MINISTÉRIO. Ministério são serviços ou funções exercidos na igreja, como parte do Corpo de Cristo, que é a sua Igreja. No âmbito cristão, ministério são serviços que devem ser exercidos por pessoas que tenham a mentalidade de servos de Cristo. Quem não pode ser servo não pode ser ministro na Igreja de Cristo. Ele disse que não veio para ser servido, mas para ser servo (Mt 20.28); (Renovato Elinaldo - dons espirituais e ministeriais pág 20).

O obreiro que é servo não leva nada em conta, ou seja, nenhum tipo de afronta deixa descer para o coração, antes atua na igreja auxiliando seu pastor, ajudando sempre naquilo que for preciso mantendo sempre a casa do Senhor organizada.

O obreiro não pode ser arrogante no seu falar tem que ser cuidadoso para com seu próximo vivendo uma vida piedosa para alcançar de Deus as bençãos que o transportá-lo-á para uma casa de gozo e felicidade eterna (I Jo 2.6; Jo 14.1-3). Ser um obreiro não é uma tarefa fácil e também não é  impossível, o obreiro tem que entrar pelo caminho da cruz, quando está nesse caminho descobrirá que de fato é um discípulo de Jesus o Cristo, uma vez estando nesse caminho tem que está apto para suportar muitas coisas e renunciar muitas vontades própria (Mt 16.24).

Ser obreiro é ter compromisso com a palavra de Deus e com sua obra se esforçar para está na hora certo que os santos se reuni, servi com alegria e singeleza de coração e fazer tudo na casa de Deus com dedicação, amor e um coração voluntário (Cl 3.23,24). O obreiro tem que ter a convicção da sua vocação e certeza que está nesse mundo só de passagem e breve irá para sua pátria celestial, ele não pode pensar que está sendo mandado, ele tem que ter a certeza que é um servo de Cristo e como servo ele está para servir e não para ser servido e nisto o nome de Deus é sempre glorificado pelo seu desempenho na obra do Senhor, muitos irão  tomar como exemplo suas atitudes boas e passar a dá frutos na obra do Senhor, aleluia, glória a Deus, que maravilha é um obreiro com o perfil aprovado na casa do Senhor Jesus.

O obreiro com perfil aprovado não dá trabalho, pelo contrário ele trabalha e trabalha muito em prol o crescimento da obra do Senhor, ele não é preguiçoso é uma pessoa disposta e sempre está pronto para o trabalho na ceara do Senhor. O obreiro que compreende seu chamado ele se submete a Deus e a sua liderança, existe diferença de obreiro chamado, para o chamado obreiro, o obreiro chamado por Deus ele é obediente ao seu pastor e ministério, por que tem a plena convicção que foi Deus que o chamou, já o chamado obreiro é desobediente, relaxado com a obra e faz tudo como ele quer, um foi Deus que levantou e outro foi levantado pelo homem, ou pelo diabo, essa é a grande diferença, de OBREIRO CHAMADO E O CHAMADO OBREIRO.

A obra com esse tipo de obreiro sofre. Hoje pelo fato das pessoas não levar em conta o significado desse gracioso ofício muitos danos são causado na obra do Senhor, uma pessoa quando se converte ao Senhor passando alguns meses logo é despertado pelo Espírito Santo e colocado  um desejo em seu coração para fazer a obra, quando a pessoa sente esse desejo ela é constante nos trabalhos da igreja, que seja culto de ensino, culto evangelístico ou escola bíblica dominical, ela sente que a um chamado de Deus para executar a obra do Senhor e seu propósito, e logo se submete a doutrina  Bíblica e, seu ministério começa desenvolver - e perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações (At 2.42).

O obreiro tem que ser amoroso, apto para ouvir e tardio para falar, para não cair na cilada do inimigo. No que diz respeito ao amor ele tem que exercitar todos os dias o amor em sua vida com suas atitudes, amor só de palavra não tem eficácia, porém é importante ter atitude.

 A bíblia relata a atitude de um obreiro piedoso cheio de amor, seu nome era Estevão, esse santo homem de Deus era apaixonado pela pessoa de Cristo e pela sua obra, era uma pessoa que servia com amor, certa feita foi acusado de blasfemar contra  Moisés e contra Deus e isso lhe custou a vida, mas mesmo com toda essa acusação contra sua vida seu coração transbordava de amor por aqueles pecadores - e apedrejaram a Estevão, que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu (At 7.59,60).

O obreiro é aquela pessoa preparada por Cristo para enfrentar situações adversas e permanecer amando sem deixar o sentimento de vingança tomar conta do seu coração, na verdade ele é um apaziguador de tempestade, nesses momentos tão difíceis Deus nos mostra o além, como Ele mostrou para Estevão Jesus sentado à direita do pai, isso foi um privilégio muito grande para Estevão. 

Qual a função do obreiro? (diácono, diácsa ou auxiliar)

No que tange o serviço na igreja, como servos de Deus é cuida e zelar do templo, exemplo; uma criança derramou água no piso o obreiro diligentemente pega um rodo com um pano e seca o piso, outro fato importante também é quando os bancos estão lotados  é importante ele ceder seu lugar para o visitante,  compete também aos mesmos abrir as janelas do templo antes e pós o trabalho acabar, acionar a iluminação de toda área interna e externa, lembrando que compete aos mesmos atuar como porteiro, também acomodar bem os visitantes e fazer o recolhimento das ofertas, na celebração da santa ceia compete os mesmos distribuir o pão e o vinho, no caso de sentar no púlpito quando for solicitados, ou no caso daqueles que foram designados pelo pastor para ser seu vice. 

Com isso não quer dizer que um auxiliar ou um diácono não possam ministrar a palavra de Deus nos cultos, pelo contrário eles tem que estudarem muito a palavra para saberem manejar bem a palavra da verdade, porém tem que entender o seu ofício na congregação ou sede (matriz).

Porém, tem diáconos ou diaconisas que não fazem como foram ensinados, isso é um absurdo, pessoas que agem dessa forma não estão valorizando seu chamado, não estão desenvolvendo bem sua função ou seu papel na igreja como tal, é como se estivesse virando as costa para Deus, porque quem bem entende o chamado sabe que a obra é de Deus, então o obreiro tem que entender que primeiro serve a Deus e depois ao homem, se tal obreiro tem essa dificuldade ele está no lugar errado, e sempre vai fazer as coisas na casa do Senhor com mal vontade.

Todos candidatos ao diaconato são ensinados no que diz respeito ao servir no templo, e se não faz como foram ensinados pecam, esse pecado é constituído pecado de rebeldia, desobediência. Auxiliar, diácsa e diácono tem que ficarem atentos em tudo que está acontecendo no templo, mesmo se no dia de uma festa na igreja não foi escalado para alguma coisa, mas, mesmo assim tem que estar  sempre atento ao seu pastor pois o mesmo pode precisar de algo, e acima de tudo tem que estar cultuando a Deus em espírito e em verdade.

É desesperador ver obreiros que não são aptos para exercerem sua vocação com amor, pessoas assim têm que serem sinceras para com seu pastor e expor de fato qual seu desejo na obra do Senhor. É importante você saber qual é seu dever na igreja do Senhor e fazer com amor e zelo, porque a recompensa vem do Senhor, Deus não vai  deixar ninguém que trabalhou, que trabalha para Ele sem receber seu galardão, todos serão galardoados que seja nessa vida que seja no porvir.  

Qual a função do obreiro? (presbítero)

O presbítero é aquele obreiro que exerce um ofício intermediário entre o pastor e o diácono ou seja, ele não é um ministro, mas um auxiliar do ministro no ministério da igreja, ele pode ministrar a Ceio do Senhor, pode fazer batismo, orar e ungir os enfermos, dirigir congregações, apresentar crianças, celebrar cerimônia de casamento, noivado, culto fúnebres etc...

O presbítero tem que ser uma pessoa esforçada no que diz respeito oração e estudo da palavra, o mesmo tem que trabalhar na palavra e na doutrina, tem que ser apto para ensinar. Ficamos triste quando vemos um presbítero que não tem habilidade com a palavra, o pastor antes de levar uma pessoa ao presbitério tem que ver se o mesmo é esforçado na palavra, para não acabar com o ministério do obreiro, talvez ele seria melhor servindo a Deus  como diácono, não é que o diácono não possa pregar na igreja, porém a  responsabilidade maior está nas mãos do presbítero uma vez que ele é auxiliar do ministro.

Também quero que você entenda diante dessas prerrogativas algo importante,  os outros obreiros citados acima não quer dizer que não devam orar ou estudar a palavra de Deus, pelo contrário, os que servem bem como diáconos, diácsa, servirão  bem como presbíteros e missionarias na obra do Senhor. Quando estudamos a palavra vemos que ambos têm grandes responsabilidades como servos do Senhor, por isso é importante ambos saberem suas respectivas funções como tal.

A Bíblia diz que o presbítero tem que ser apto ao ensino, logo entendemos que uma das funções também é ministrar a palavra do Senhor ao coração sedento. Porém existe um fato importantíssimo, como uma pessoa vai ministrar uma palavra ou até mesmo um ensinamento ao coração de alguém se não tem intimidade com a palavra? Jamais esse obreiro terá êxito no seu ministério sem saber manejar a palavra, por isso é importante meditar na palavra de Deus, ler e examinar, para que assim o Espirito Santo lhes der o entendimento da palavra RHEMA.

Nobre presbítero do Senhor se você não sabia qual era sua função agora você está sabendo, porque relato essa expressão? Pelo fato de já ter me deparado ao longo da minha caminhada com presbíteros que não sabia qual era sua função, não sabia ministrar uma Santa Ceia e nem celebrar um noivado, porém estamos aqui para aprender um com o outro. Lembro -me que tive dificuldade para celebrar o segundo casamento, e através da orientação, ensinamento que minha Pra. Presidente Maria Ibanilsa mim deu, foi sanada todas as dúvidas e para glória de Deus conseguir celebrar um lindo casamento.

Porém é preciso ser humilde naquilo que você está tendo dificuldade, se você não partilhar suas dúvidas com pessoas mais experiente que você nunca irá aprender, é importante na dúvida procurar nossos pastores, porque eles estão aptos para nos instruir naquilo que estamos com dificuldade. Mas, é importante humildade, talvez seu ministério não desenvolveu pelo fato de não ter humildade para aprender com quem tem mais experiencia que você, a vergonha também é outra barreira para não nos aproximar e pedir ajuda, se você não sabe e não tirar suas dúvidas, vai continuar ignorante, e não desempenha uma função tão importante como a de presbítero.

Por certo você seja uma pessoa que está bem desenvolvido e muito intimo no que tange manejar bem a palavra de Deus, porém existem outros que não está tão avançado quanto você. Erramos sempre por pensarmos que estamos um passo afrente, mas nos esquecemos que a soberba precede a queda, eis a razão de atribuirmos todo degrau conquistado a Deus, oxalá se foi Deus mesmo, porque já falamos do obreiro chamado e o chamado obreiro.

Nobre presbítero honre a Deus, honre quem Deus usou para te colocar onde você está hoje, não seja ingrato, seja uma pessoa grata e nunca se esqueça daquele que te deu a mão, se você está onde está, ou chegou onde chegou é porque teve alguém sensível ao toque do Espírito Santo para te levar ao presbitério, valorize isso, é honroso  e nunca decepcione aquele que te levou por Deus por tal posição – não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério (I Tm 4.14). 

Qual a função do Evangelista

Segundo Marinho Espedito educador teológico  - o trabalho do  evangelista, ou seja, a função do mesmo se caracteriza pelo desbravamento que ele faz entre os não crentes, e também pelo avivamento que ele produz por intermédio da palavra de Deus  (através dos dons espirituais), Deus lhes confiou esses dons para edificação da Igreja.

O evangelista que exerce seu ofício com amor, que o mesmo viva do altar, ou seja, se um pastor lhe convidar para ministrar na igreja ou em uma cruzada ao ar livre, que o pastor o honre, que aja com ele eticamente.

O pastor que convida um evangelista para sua igreja tem que ter ciência dos gastos, no que tange, passagem, hospedagem e oferta, porque qualquer desacordo pode gerar atrito e isso não é bom, nem para um, nem para o outro.

Você que é evangelista entenda algo importante! Você não foi consagrado para ficar no banco ou se embaraçando com coisas dessa vida, você foi chamada para levar a palavra de Deus, então diante dessa realidade, desenvolva seu ministério. Porque existem muitos evangelistas consagrados, porém, praticamente estão estacionados, o que você estar fazendo com os talentos que o Senhor te deu, você enterrou o talento e deixou de lado seu sonho?

Deus não te chamou para ficar parado só com o nome de evangelista ou se envolvendo com os  negócios dessa vida e deixando a obra de Deus de lado, Deus te chamou para você ser um ganhador de almas e ajudar seu pastor local e com as bençãos dele ir levar a preciosa semente para onde você for convidado.

O problema que alguns estão mais envolvidos com os negócios dessa vida do que com a obra de Deus, é porque não tem convicção do chamado, e daí não tem coragem de largar o que faz para fazer a obra do Senhor. Se você não tem coragem, porque você carrega esse título?

Não seja covarde! Tenha convicção do seu chamado, foi Deus ou o homem que te levantou (te chamou)? Sabe porque eu falo duro? Porque você é obreiro e não pode ser mais alimentado com mingau, você tem que ser alimentado com mocotó. Tome uma atitude e vá cuidar da obra do Senhor, vá ajudar seu pastor, o Reino de Deus precisa expandir na terra e Deus conta comigo e com você.

Quais os deveres dos presbíteros e diáconos?

Na primeira carta do apostolo Paulo ao Jovem obreiro Timóteo capitulo três em diante, ele fala que o presbítero tem que ser irrepreensível, ou seja, tem que ser um homem de caráter. Irrepreensível diz respeito a uma pessoa que não precisa ser repreendido, que seja justo, correto, esse homem tem que ser marido de uma só mulher, ou seja, ter olhos só para sua esposa, está feliz ao lado dela, zelar por ela, amá-la, tem que ser vigilante, ter muito cuidado para não cair na cilada do diabo, tem que ser sóbrio.

Devem governar bem sua família, ou seja, ter seus filhos em sujeição, os filhos tem que serem submisso aos seus pais, obedientes e para isso é preciso o obreiro dedicar sua vida a palavra de Deus para puder transmitir um excelente ensinamento para sua família, quando o obreiro não examina as escrituras a família padece, pelo fato de não manter uma família estruturada na palavra.

O obreiro tem que zelar pelo seu nome diante da sociedade ou comunidade que vive, não é proibido ninguém comprar móveis, imóvel, carro, etc, etc, porém a uma responsabilidade por trás de tudo isso, nesse aspecto cabe ao obreiro ser um bom administrador, administrar, nos traz o sentido de planejamento, a partir do momento que não tem planejamento o obreiro corre o risco de cair em situações degradante, porém, antes de tudo ele tem que ser um planejador para não cair em tentação.

Também o obreiro não pode tomar dinheiro emprestado a agiota e nem emprestar com usura Aquele que não empresta o seu dinheiro com usura... (Salmos 15.5), atitudes a nível mau caráter Deus reprova. É bom o entendimento lúcido no que diz respeito ao tratamento a esposa, é dever do obreiro cuidar e não maltratar, a uma interpretação muito incoerente no que tange a submissão da mulher, á os que pensam que pôr a mulher ser submissa ao marido diz respeito ela ser tapete, isso é um equívoco, o marido tem que proteger e cuidar. 

Dever do obreiro como marido

Como marido ele é provedor, protetor, ele é responsável pela família, Deus o constituiu por cabeça da mulher porque o marido é a cabeça da mulher... (Efésios 5.23), ele que dá as diretrizes para que o lar tenha equilíbrio, os filhos saibam tomar suas decisões quando adultos, porque receberam ensinamento do líder do lar, de igual modo a mulher (esposa) suas ações não decepciona seu marido, sempre estar sob uma missão, pois ela é  submissa e atenta aos conselhos do marido.

Uma família desestabilizada é sinal que não tem um cabeça (governo), ou seja os filhos e mães estão desentendidos no que diz respeito ao conhecimento da sagrada escritura, faltou o papel do obreiro como marido governar bem o lar, porém uma vez que perdeu, o lar fica desestabilizado, quando a mulher é viúva por sua vez quem assume esse papel é ela. 

Quatros deveres importantíssimo que o obreiro tem que desenvolver como marido

1. Dever; ser sacerdote da família.

2. Dever; ser profeta para a família.

3. Dever; ser provedor da família. 

4. Dever; ser protetor da família.

Junior Paulo diz; o obreiro tem que ser sacerdote, profeta, provedor e protetor. Marido na função de sacerdote apresenta sua família a Deus ou seja em oração leva sua família perante Deus, apresenta as necessidades de seus filhos e esposa a Deus, se existir alguma situação indiferente tem que levar a Deus em oração para Deus trazer a direção por intermédio dele, tem que interceder pela sua família para que Deus venha capacitar cada um para vencer toda afronta do diabo.

Diante dessa realidade é preciso o obreiro atentar para a grande verdade, que verdade é essa? Ele tem que ser cheio do Espírito Santo para levar sua família diante de Deus, no mundo espiritual ele trava uma batalha pela sua família e só sairá vencedor se for cheio do Espírito Santo ...e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura, pecaram meus filhos e blasfemaram de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente (Jó 1.5).

Marido na função de profeta recebe de Deus a mensagem para passar para a família, e dá orientação segundo o que Deus colocou no seu coração, importante ressalta o jejum e oração constante, jejum para mortificação da carne e ter sensibilidade a voz do Espírito Santo, oração constante para ter mais intimidade com Deus, e leitura da palavra para puder transmitir o conhecimento para a família, como ensinar os filhos se não tem conhecimento bíblico? Não tem como, isso falamos bem acima, é importante o estudo da palavra é necessário meditar na palavra ...e na sua lei medita dia e de noite (Salmos 1.2).

Marido na função de provedor trabalha para sustentar a família, é aquele homem preocupado com seus filhos e esposa, luta para não ver eles passando necessidade, ele enfrenta as circunstâncias difíceis para não deixar sua família padecer, ele entende que é um mandamento trabalhar  no suor do teu rosto, comerás o teu pão...( Gn 3.19),  Junior Paulo diante desse texto afirma que é responsabilidade do homem prover o alimento, moradia, educação, vestuário e aparte média no que diz respeito convenio, consulta pagas e remédios etc...

No que tange a realidade dos fatos, não quer dizer que a mulher não possa trabalhar, pelo contrário, se trabalhar melhor ainda porque os dois constrói mais rápido, porém o papel mais importante fica a cargo do marido.

Marido na função de protetor ele luta com unhas e dentes para proteger sua família, ele é macho, aquilo que vem para afligir sua família seja espiritual ou material ele está pronto para defender e nunca deixa sua família desprotegida. A mulher por sua vez carrega consigo grande responsabilidade ao lado de seu marido, por sua vez  tem que manifestar um perfil de obreira a aprovada, lutando ao lado do seu esposo como uma mulher sábia e ao mesmo tempo submissa toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba-a com as suas mãos  (Pv 14.1) ; vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor (Ef 5.22), não terá como a mulher desenvolver um ministério de excelência se não tiver esses dois requisitos importantíssimo, além de outros.

Existem mulheres que pregam muitos bem, missionarias que pregam bem demais, pastoras que pregam bem, mas diante desta realidade quero ressaltar que a pregação torna-se  eficaz quando o emissor a transmite com vida, caso contrário não terá efeito, muitos se preocupam em pregar, porém o principal é viver o que está pregando, o apostolo Paulo nos deixou um exemplo extraordinário antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado (I Co 9.27), é importante tanto para a mulher quanto para o homem se submeter a palavra do Senhor para que sejam aprovados diante de Deus.

É importante a mulher pregar? Sim. É importante o homem pregar? Sim, porém ambos têm que viver o que está pregando, estamos enfrentando uma crise espiritual e também pessoas pregando a palavra sem vida, e  por outro lado pessoas trazendo escândalos  e assim escandalizando a obra de Deus, diante dessa realidade para que não caiamos nas garras do diabo, vamos cada dia viver o que pregamos e pregar o que vivemos.

Voltando ao raciocínio, entretanto, a mulher não pode ser mais do quer o marido, nem o marido mais do quer a mulher, ambos têm que andarem em concordância para que avance na obra de Deus, quando ambos  andam no mesmo pensamento todo tipo de brecha para operação do inimigo é aniquilado. O casal é uma só carne o que é do marido é da mulher, hoje estamos vivendo o inverso disso; o que é da mulher é da mulher e o que é do homem é do homem. Exemplo; digamos que uma mulher trabalha e recebe x por mês, e também o marido trabalha e recebe x por mês, porém, a mulher diz; meu salário é meu e o seu é seu, diante disso vemos um individualismo dentro do lar isso não pode. Existe até a questão onde a mulher pedi dinheiro emprestado ao marido e o marido pedi dinheiro emprestado a mulher (risos) absurdo!

Vamos estar destacando um exemplo extraordinário de uma serva de Deus, que todas mulheres obreiras na casa do Senhor deveriam seguir o exemplo dessa mulher, submissa, obediente, dedicada na obra do Senhor, acreditamos que essa mulher fazia as coisas sem murmurar, entendemos que ela fazia com amor e zelo, pois para ela não estava fazendo para o homem sim, para Deus.

É glorioso quando temos essa convicção, uma mulher com uma convicção dessa no espírito ela vai muito longe, mas na verdade estamos falando de quem mesmo? Estamos falando de Febe, uma verdadeira diaconisa digna de honra.

O exemplo de Febe.

Febe deixa-nos um maravilhoso exemplo no que diz respeito a uma verdadeira diaconisa recomendo-lhes nossa irmã Febe serva da igreja em Cencréia (Rm 16.1), Hernandes dias Lopes – as cartas de recomendação eram comuns e necessárias naquele tempo, uma vez que os crentes precisavam contar com a hospitalidade dos irmãos quando viajavam de uma cidade para outra.

Paulo recomenda Febe pelo fato de ser uma mulher de grande testemunho e obediência, Febe tinha um papel importantíssimo na igreja de Cencréia, ela era uma diaconisa, embora muitos não concordem com esse termo, porém é nítido quando lemos a carta observamos que ela era uma servidora da igreja de Cencréia ou seja era uma diaconisa, Febe  servia com amor voluntário na obra do Senhor no que tange a caridade e  hospitalidade, a mesma cuidava dos órfãos e viúvas, era uma protetora de muitos inclusive do apostolo Paulo.

Febe era uma mulher de posses, e ela não usava sua riqueza com qualquer coisa, certo que sua riqueza lhe trouxe conforto, porém ela sustentou e socorreu muitos irmãos, vemos em Febe uma mulher desapegada das coisas matérias, por outro lado ela amava vidas, sua casa e seus bens estavam a serviço da igreja.

Você mulher que deseja ser uma obreira de valor, estas disposta a pagar o preço? Você está disposta a abrir mão das coisas materiais e se apegar as coisas espirituais? Dentre tantas mulheres deixei esse exemplo de Febe para você entender o que significa ser uma obreira na igreja do Senhor Jesus. Quais características que encontramos em Febe que lhe faz uma obreira aprovada perante o Senhor. 

1. Ela era uma servidora na igreja de Cencréia

2. Servia com amor voluntário não esperando retorno, ou seja, não fazias as coisas em troca de ser recompensada.

3. Era hospitaleira, as pessoas que chegavam na casa de Febe eram recebidas com recepção calorosa.

Esposa de obreiro entende que estar ao lado de um homem que foi chamado para a obra, estão para servir os outros. Lógico que tem que se cuidarem, porque primeiro Deus, segundo a família e terceiro a igreja, não adianta tentar ser hospitaleiro com os de fora se não estar sendo nem com os de casa, muito cuido!

Primeiro os de casa, o lar estando bem aí sim o casal estar apto para ajudar os de fora. Então você obreira do Senhor aprenda com Febe, a Bíblia fala muito pouco dela, mas o pouco que a Bíblia fala é o suficiente para você servi o Senhor na seara.

O obreiro tem que apresentar-se a Deus aprovado para o serviço

A algo importante que temos que destacar, nem todos são obreiros verdadeiros, diante deste fato é importante manifestar a preocupação de Paulo para com Timóteo, ele pediu para o mesmo se apresentar a Deus aprovado, ou seja, como um verdadeiro mestre da verdade. Segundo Barclay  apresentar-se é a palavra grega PARASTESAI, que caracteriscamente  é apresentar-se para o serviço, já a palavra grega para aprovado é DOKIMOS, que por sua vez descreve a tudo que foi provado e purificado e que está preparado para o serviço, exemplo se pegarmos uma pedra rústica, ela tem que passar por um processo de lapidação para estar prepara para o serviço que queremos executar com ela, logo entendemos que as dores o sofrimento que sobre vem a vida do obreiro é um teste que ele tem que aguentar firme para ser aprovado.

Barclay diz que - Timóteo devia ser purificado e provado para que pudesse ser um instrumento adequado para a tarefa de Cristo e, portanto, um trabalhador que não tivesse do que envergonhar-se, outro fato importante citado por Barclay usando a frase do apostolo Paulo MANEJE BEM A PALAVRA DA VERDADE em seu comentário – a palavra grega que responde a esta tradução é muito diferente, é a palavra ORTHOTOMEIN, que literalmente significa cortar bem, o termo contém diversos significados diferentes, Calvino a relacionou com um pai que dividia os mantimentos durante a refeição, cortando-os de tal maneira que cada membro da família receba a porção correta, necessária e adaptada.

O obreiro tem que se apresentar a Deus apto para o serviço e, saber manejar bem a palavra da verdade, ele só estará apto para o serviço quando passar por todos testes permitido por Deus, aí ele se mostrará aprovado para o serviço na obra do Senhor.

Não à possibilidade para executar o serviço na casa do Senhor sem que seja aprovado, colocar uma pessoa no serviço da casa do Senhor sem ser aprovado só irá trazer problemas para a obra de Deus, porque tais pessoas não serão obedientes e muito menos submissos, isso será um grande problema para a obra, mas acreditamos que Deus está levantando uma geração de homens e mulheres de Deus cheios do Espírito Santo para fazerem a diferença.

Fazer a diferença no que diz respeito ao estilo de vida diante da comunidade, o obreiro a obreira tem que ser espelho, exemplo para os outros, são pessoas moderadas, com domínio próprio, luta para não trazer escândalos, porque seu prazer é agradar ao Senhor. Então vamos lutar e procurar sermos diferente para que muitas almas se rendam ao Senhor, onde você estiver agora seja impactado com essa palavra e Deus lhe use poderosamente na terra para impactar outras vidas.

Obreiro como servo

Ser obreiro é antes de tudo ser servo, Jesus deixou um exemplo extraordinário no que diz respeito a servir, confere; bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos (Mt 20.28), o termo grego é DIAKONEO, que por sua vez traz o significado de ser servo, servir, atender.

Hoje a função do obreiro está em questão pelo fato de não se dedicar como tal, servir é a melhor coisa na vida do obreiro, pois o crescimento só vem se o tal for servo, o obreiro é um voluntário dedicado a obra do Senhor com amor e temor. O fato de levar uma água para quem está no altar não é humilhante, pelo contrário é honroso, o nosso Salvador falou que grande seria o galardão para quem desse um copo de água fria a um de seus discípulos e qualquer que tiver dado, só que seja, um copo de água fria, a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que, de modo algum perderá o seu galardão (Mt10:42 JFA).  

O servo sempre está apto para servir e não para ser servido, quando um obreiro age dessa forma não a espaço para orgulho no seu coração, o obreiro (a) que servi ao Reino de Deus não busca glória para si, antes procura satisfazer a vontade do Senhor Jesus. Hoje encontramos muitos que querem serem servidos, mas não estão dispostos a servirem. Quando um homem ou uma mulher entendi seu chamado, logo percebe que a função do obreiro está ligada ao trabalho, ou seja, a servi. Não pode esperar tudo pelo pastor, existe determinada coisa que o obreiro pode fazer, a obreira pode fazer. Exemplo; a pessoa que zela da igreja faltou, se a obreira (o) perceber que os banheiros estão sujos a obrigação é limpar e não esperar pelo pastor para fazer um pedido a ele ou ela, certo que o pastor ele é o administrador do templo e pastor do rebanho, porém existem certas coisas que não precisa o pastor ser notificado para resolver um problema, o obreiro pode resolver o problema.

Alguns ainda não sabem o significado de ser obreiro (a), e se sabem acha vergonhoso lavar um banheiro. A criança está correndo na igreja, a obreira com muito cuidado e carinho pega a criança e leva onde está a mãe para ela não ficar correndo na igreja e interromper o andamento do culto, isso cabe ao diácono também. A criança derrubou o copo com água no piso da igreja, a obreira (o) pega um rodo com pano seco e seca, isso até falamos, mas a cima, porém é importante está frisando novamente. Não precisa está correndo atrás do pastor para resolver uma questão tão simples, porém essas coisas tem que ser feita com muito carinho para não machucar os pais da criança, lembre-se todos são membros do mesmo corpo e o cabeça é Cristo, estão temos que fazer tudo com amor.

A necessidade de obreiro (a) na obra do Senhor

Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, entre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio (At 6.1 -3).

A igreja, estava enfrentando grande perseguição na época, porém isso não impedia seu crescimento, muitas pessoas aceitavam a Cristo e havia um crescimento glorioso. No entanto, o crescimento trouxe problemas com possibilidade de sérias consequências. A igreja cuidava dos pobres, especialmente das viúvas. Uma viúva naqueles dias não tinha oportunidades de emprego e sustento oferecido pela sociedade moderna. Com a falta de organização, as viúvas do grupo de língua grega foram negligenciadas pelos judeus, de língua hebraica, que eram a maioria.

Humanamente falando, havia ali uma base para um futuro rompimento entre os grupos. Os apóstolos perceberam a dificuldade e reuniram a comunidade. Explicaram que os deveres espirituais não lhes deixavam tempo para o cuidado material da igreja. Aconselharam, portanto, a escolha de sete homens qualificados para cuidar desse aspecto. Foram estes os primeiros diáconos. Todos cheios do Espírito Santo e de sabedoria. E dois deles eram, Felipe e Estêvão, com um ministério especial (Perarlman Myer).

E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas (Atos 6.2). Russell Shedd diz que o texto em destaque não está ligado ao DIAKONEIN porque o vocábulo não é técnico, o texto trata apenas de servidores incumbidos de distribuir os fundos às viúvas necessitadas, porém entendemos que houve a necessidade de levantar diáconos para o serviço da igreja, e os apóstolos não podia deixar a palavra de lado para assumir essa tarefa.

Nos dias atuais não mudou, seguimos o mesmo modelo. A igreja precisa de obreiros competentes cheios de sabedorias para fazer a obra de Deus com zelo e entendimento. Como obreiro você deve executar na igreja o que está a seus cuidados sem o pastor está pedindo.

 Observamos nessa passagem que os apóstolos não deixaram a palavra para atenderem a mesa, antes dedicaram mais a palavra e dentro da orientação de Deus constituíram diáconos, como já relatamos. Essa constituição de diáconos foi justamente pelo fato de alguns judeus se queixarem, porque na época havia judeus que nasceram e cresceram fora de Israel e eles queixaram de que as viúvas do seu grupo estavam sendo esquecidas na distribuição das cestas básicas da igreja (Bíblia Conselheira).

Irmãos é fácil excluir aquele que não pensa ou age como agente, e mais fácil ainda excluir quem não é do mesmo seguimento que o nosso. Excluímos com facilidade aquele que necessita de ajuda concreta, pois cuidar, doar-se, dar e/ou oferecer exige uma entrega absoluta, seja de forma material, espiritual ou mental, porém nosso dever é socorrer o próximo nas suas necessidades.

Precisamos mais do que nunca de obreiros (a) que não faz acepção de pessoas que cuida dos necessitados em suas necessidades levando alimentos a sua mesa. Vendo a tamanha necessidade, os líderes da igreja primitiva para controlar essa situação contou com homens cheios do Espírito Santo, eles não queriam que aquelas viúvas ficassem prejudicadas e não queria ver o lado social da igreja acabar. A igreja precisa trabalhar no lado social e dentro das distribuições de cargos os obreiros tem que abraçar com amor e ajudar o líder da igreja para que a igreja local venha ter crescimento em todos os aspectos.

Os sete homens escolhidos pelos apóstolos tinham todos nomes gregos e não hebreus, sendo provavelmente todos daquele grupo que se considerava prejudicado. Os apóstolos foram muito sábios na direção do Espirito Santo, mesmo havendo uma tamanha reclamação contra eles os mesmo não levaram esse assunto para o lado carnal, eles não consideraram como uma causa de briga, pelo contrário foram orientados por Deus para escolherem servidores especialmente voltados para este trabalho e era necessário que eles tivessem o dom de administrar a distribuição do alimento. É importante ao levantar obreiros que os mesmos tenham perfis excelentes para executar o serviço do mestre. Muitas vezes confiamos em pessoas e aí apresentamos ela como obreiros e logo em seguida ficamos decepcionado e frustrado com tal pessoa.

Mas notamos uma grande diferença nesses homens que foram levantados para servir na obra de Deus. Dentre eles vamos destacar Estevão. Estevão mesmo antes de ser eleito diácono, já desenvolvia um poderoso e rico ministério – Estevão, homem cheio da graça e do poder de Deus, realizava grandes maravilhas e sinas entre o povo (At 6.8), só que, entendemos que alguns judeus “estrangeiros” não gostaram de ver este ministério dando tanto fruto, e começaram a discutir com ele. É mesmo assim, existem obreiros na casa do Senhor que destaca mais do que o outro e isso as vezes incomoda muita gente, pelo fato da pessoa ter uma profunda sabedoria.

A inveja tomou conta dos corações daqueles judeus, porque Estevão derrubava todos os seus argumentos, eles apelaram até para o suborno de pessoas para acusar de falar doutrinas erradas. Estevão permaneceu firme até o último suspiro. Deus que usar muito mais ainda obreiros que entreguem sua vida por completo a Ele, a uma necessidade grandíssima de obreiros e obreiras para o serviço da obra do Senhor, que não se curve ao conformismo, antes luta por uma causa justa para a Igreja de Cristo avançar nesses últimos dias.

Mediante a isso entendemos que não necessariamente você precisa de um título ou ofício para servir aos outros, não temos que obter um título para ministrar, compreendemos que o servir é sem dúvida mais importante do que o ofício, então não quero que você fique preocupado (a) em ter um determinado cargo na igreja, você tem que se preocupar em servir aos outros por causa do Senhor Jesus. Porém você tem que entender que quando envolve ministério você tem que comunicar ao seu pastor o que você vai fazer, para que assim você execute seu serviço sobre a benção do seu pastor.

Servir aos outros em alguns casos o pastor da igreja tem que estar ciente, agindo assim você está sempre ligado (a) ao ministério que você faz parte, no caso do nosso é o Ministério de Madureira. Quando agimos de acordo com a liderança, isso nos faz servos obedientes e submisso. Vamos dar aqui um pequeno exemplo: a irmã (b) gosta de trabalhar com ação social, é um bom trabalho? Sim, só que a irmã faz esse trabalha e nunca comunica ao seu pastor e nunca pediu sua benção. O correto é ela comunicar seu pastor.

Quando faz algo na obra de Deus onde o pastor não tem ciência é como se não tivesse pastor, é importante sim uma ação social entre irmãos, mas é preciso comunicação. Essa comunicação tem que ser direta com o pastor da igreja, não existe uma ação social entre irmão onde o pastor não é comunicado. Quando comunica isso está ligado a submissão e obediência ao anjo da igreja constituído por Deus.

Sabemos que a obra necessita de trabalhadores para sua seara – Rogai, pois ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara (Mt 9.38), porém esses trabalhadores tem que ser trenados, pois a obra é feita com ordem e decência. Ordem diz respeito a submissão e obediência. Decência diz respeito a caráter puro, consciência limpa, vida digna, santidade. Obreiro que faz a obra relaxadamente irar prestar uma conta com Deus ainda em vida, ou seja, irá colher as consequências.

A obreiros que só se importa com o título, porém ser obreiro vai muito além de título, você tem que entender o que é ordem. O pastor sozinho não dar conta de fazer tudo sozinho, ele precisa de obreiros ao seu lado, nos dias atuais encontramos obreiros que não tem coragem de abrir a igreja e nem muito menos fechar, não se levantam para colocar uma água no púlpito da igreja, nem servir água no altar, já tem o título então está bom demais, porém não é assim que a palavra nos ensina.

Os apóstolos levantaram obreiros foi justamente para os ajudarem, para eles não deixarem de lado a ministração da palavra, e muitos dos que foram levantados se destacaram, mostramos o exemplo de Estevão, um diácono que fez a diferença em meio a uma religiosidade falida. Seja um obreiro diferente faça diferente, não é porque existe uma necessidade na obra de Deus que você vai fazer as coisas de todo jeito, faça diferente e seja recompensado por Deus, pois a obra é Dele e Ele cuida de você.

É certo que não devemos trabalhar na obra do Senhor com interesse, porém Deus recompensará todos que trabalham com amor na sua obra. Seja um obreiro esforçado, não faça de todo jeito a obra de Deus, quando você faz a obra com singeleza de coração Deus é glorificado com suas atitudes, Deus sendo glorificado você passa ser modelo para os outros e muitos vão pôr em prática o exemplo que você está dando.

Na casa de Deus você não pode ficar apegado à posição, você tem que está apto para servir, esse é o lema de um obreiro com perfil aprovado diante de Deus e perante o homem. Uma igreja onde o obreiro espera só pelo pastor é complicado, observamos em tal igreja que não existe unidade, mas, o individualismo prevalece e isso não agrada a pessoa de Deus.

Honre seu chamado e faça valer apena, um obreiro comprometido com Deus e com sua obra, também tem compromisso com seu pastor e entende que certas coisas é fazer na voluntariedade, pois existe certas igrejas que não tem condições de pagar algum tipo de serviço prestado, mas, mesmo você não recebendo da igreja, mas será pago pelo Sumo Pastor Jesus Cristo nosso Senhor.

Luciano Alves 

0 comments :

Postar um comentário

O desespero não é o fim existe uma sainda.

O desespero não é o fim existe uma sainda.
Nunca podemos focar nossa mente no problema, ou qualquer outro tipo de situações. Porque nunca obteremos um resultado positivo, mais sim um resultado negativo. Em meio as dificuldade da vida, lute com um objetivo que a situação constrangedora não vai te vencer, mais você é que vai sair vitorioso. Nunca devemos focar no problema, mas foque sua mente naquele que tem o poder de solucionar o problema seu nome é Jesus! esse é o solucionador de todos os problemas.

contador de visualização